Rússia

 

 

A Rússia é o país com maior território mundial, sendo actualmente a 7ª maior economia mundial com um PIB de 2,113 triliões de dólares. Com um crescimento económico de 1,3%, é considerado uma das economias mundiais emergentes (BRIC’s) sendo ainda actualmente o maior produtor de petróleo mundial e detentor das maiores reservas de gás natural.

 

Actualmente é o 16º maior importador mundial, tendo como principais produtos importados os seguintes: maquinaria, veículos, produtos farmacêuticos, plásticos, produtos metálicos semi-acabados, carne, bens alimentares, instrumentos médicos, ferro e aço. Apesar de ser um dos países mais ricos a nível de reservas naturais é um mercado com alguma carência em diversos sectores sendo ainda o organizador do Mundial de Futebol de 2018, um evento que vai gerar várias oportunidades nomeadamente em infraestruturas.

 

No período de 2012-2013, Portugal tenha apresentado um crescimento de exportações para a Rússia de 44,8%, sendo apenas o 52º melhor parceiro com uma representatividade de 0,2% das importações da Rússia.