Polónia

 

 

A Polónia recente membro da União Europeia tem sido o país que mais tem crescido nos últimos anos na UE beneficiando dos fundos estruturais e de coesão que tem recebido, embora tenha verificado um ligeiro abrandamento em 2012. Com um PIB de 513,9 biliões de dólares é actualmente a 22ª maior economia do mundo tendo tido um crescimento económico de 1,3% em 2013.

 

Actualmente é o 25º importador mundial, tendo como principais produtos importados os seguintes: combustíveis e óleos minerais, máquinas e equipamentos mecânicos e máquinas e equipamentos elétricos. Os fundos de coesão e estruturais que a Polónia tem beneficiado e as perspectivas positivas para os próximos anos é mais uma janela de oportunidade para este mercado nomeadamente a melhoria das infraestruturas que são neste país ainda bastante deficitárias conjuntamente com o facto de ser um mercado com fácil acesso à Alemanha, a maior potência económica europeia.

 

Portugal apresenta uma taxa de crescimento de 9,6% nas exportações para a Polónia, sendo o 40º melhor parceiro com uma representatividade de 0,3% das importações da Polónia.