PRR – Internacionalização via E-Commerce

PRR – Internacionalização via E-Commerce

Esta medida tem como objetivo apoiar projetos individuais de PME que, suportados em planos de ação detalhados, induzam a concretização de estratégias de internacionalização digital baseadas na implementação de tecnologias e processos associados à Indústria 4.0, que configurem ajustamentos aos modelos de negócio internacionais, anulando barreiras geográficas e introduzindo alterações na relação entre os vários intervenientes na cadeia de valor, bem como com o cliente.

O lançamento dos concursos visará duas prioridades:

  1. a sensibilização, capacitação e consultoria a PME novas exportadoras, com o objetivo de promover a sua internacionalização por canais digitais;
  2. o apoio individualizado para a promoção digital orientado à diversificação de mercados para empresas que já tenham experiência internacional consolidada.

 

Beneficiários

são elegíveis todas as PMEs, de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica, em todo o território nacional, incluindo regiões autónomas da Madeira e dos Açores.

Tipologias de Projeto

O incentivo Internacionalização via E-Commerce apoia as empresas portuguesas em 2 tipologias:

  • Novas Exportadoras: despesas elegíveis entre 10.000 € e 25.000 €;
  • Mais Mercados: despesas elegíveis entre 25.000 € e 85.000 €.


Financiamento

Taxa de incentivo de 50% (a fundo perdido) sobre as despesas elegíveis apuradas.

Despesas elegíveis 

  • Custos com pessoal técnico diretamente afeto à implementação do projeto, devendo ser evidenciadas as competências/valências em e-commerce e marketing digital e corresponder a um nível mínimo de qualificação VI (QNQ)
  • Aquisições de equipamentos e software diretamente relacionados com a implementação do projeto.
  • Custos relacionados com a contratação de serviços especializados relativos:
    • Desenho e implementação de estratégias aplicadas a canais digitais para gestão de mercados, canais, produtos ou segmentos de cliente;
    • User-Centered Design (UX): desenho, implementação e otimização de estratégias digitais centradas na experiência do cliente que maximizem a respetiva atração, interação e conversão;
    • Desenho, implementação, otimização de plataformas de Web Content Management (WCM), Campaign ManagementCustomer Relationship Management e E-commerce;
    • Criação de lojas próprias online, inscrição e otimização da presença em marketplaces eletrónicos, incluindo despesas de subscrição e fees de adesão durante o período de execução do projeto;
    • Search Engine Optimization (SEO) e Search Engine Advertising (SEA): melhoria da presença e ranking dos sítios de comércio eletrónico nos resultados da pesquisa, em motores de busca, por palavras-chave relevantes para a notoriedade e tráfego de cada sítio;
    • Social Media Marketing: Desenho, implementação e otimização da presença e interação com clientes via redes sociais;
    • Content Marketing: criação e distribuição de conteúdos digitais (texto curto, texto longo, imagens, animações ou vídeos) dirigidos a captar a atenção e atrair os clientes-alvo para as ofertas comercializadas pela empresa;
    • Display Advertising: colocação de anúncios à oferta da empresa em sítios de terceiros, incluindo páginas de resultados de motor de busca;
    • Mobile Marketing: tradução das estratégias inscritas nos pontos anteriores para visualização e interação de clientes em dispositivos móveis, nomeadamente smartphones e tablets;
    • Business Inteligence e Web Analytics: recolha, tratamento, análise e visualização de grandes volumes de dados gerados a partir da navegação e interação de clientes em ambiente digital por forma a identificar padrões, correlações e conhecimento relevante que robusteçam os processos de gestão e tomada de decisão.


Indicadores de resultado do projeto

  • Criação de loja própria online;
  • Nº de novos serviços e/ou funcionalidades introduzidas em loja própria online;
  • Nº de novas adesões a marketplaces;
  • Nº de mercados abrangidos no âmbito das ações de marketing digital

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